Frame by Frame Legion TV

Legion – 2×05 – Chapter 13

Legion

CONTÉM SPOILERS!!!

Digam o que disserem sobre Legion, mas a série de Noah Hawley sabe exatamente como utilizar as nossas próprias expectativas contra nós próprios, o que dá espaço de manobra para umas boas surpresas.

O episódio anterior pode ter sido focado na história de vida de Syd, mas esse episódio deixou uma surpresa reservada para os segundos finais: o regresso de Lenny (Aubrey Plaza). Não, não é Amahl Farouk a fazer-se passar por Lenny, como já tinha feito na temporada; esta é a Lenny genuína que conhecemos na temporada anterior, a BFF de David (Dan Stevens) aquando da sua estadia no hospital psiquiátrico. No entanto, este regresso – e com um corpo em carne e osso – levanta mais questões do que propriamente respostas sólidas.

Como pode uma personagem causar tanto medo como Lenny causa em figuras como Clark (Hamish Linklater) ou Ptonomy (Jeremie Harris)? Bem, não existe uma resposta concreta para isso mesmo, se bem que uma boa parte dessa suspeita reside no simples facto de que não se tomar tudo por face value. Vemos Clark, Ptonomy e David a tentarem entrar na cabeça de Lenny, cada um deles a tentarem obter respostas à sua maneira. E de certa forma, numa vista geral, eles obtém a resposta a alguns mistérios, se bem que não era exatamente o que eles (e nós) estavam propriamente à espera. 

Legion tem grande parte do seu apelo no simples facto de saber jogar com as nossas próprias expectativas. A série gosta de manipular-nos com informação que gostamos de acreditar que seja fidedigna, especialmente no que se toca a Amahl Farouk (Navid Negahban) e Oliver (Jemaine Clement), que continuam a querer fazer-nos crer que o estamos a presenciar é exatamente o que estávamos à espera, a decorrer ao mesmo tempo. No entanto, se há algo que aprendemos de perto com Westworld, por exemplo, é que não devemos tomar tudo por garantido, temos de estar à espera de alguma surpresa que revele o verdadeiro contexto da linha de enredo. Este 13º capítulo oferece isso mesmo no seu 3º ato, e só podemos dizer que consegue ser verdadeiramente chocante no que se toca a deixar uma bela surpresa reservada para o seu final. Chocante, trágico e que nos faz questionar tudo o que consideramos ser real. Bem ao estilo de Legion.

Podem ler o nosso Frame By Frame anterior de Legion aqui.

0 88 100 1
88%
Average Rating

Após um 12º capítulo brilhante, seria impossível Legion conseguir superar-se a si mesmo. Estávamos enganados.

  • 88%

Comments