Open Sesame Rubricas

Basilisk, uma guerra de interesses

Basilisk

A propósito da segunda temporada lançada nesta Spring Season, o Open Sesame desta semana é sobre Basilisk: Kouga Ninpou Chou, anime de 2005.
Uma história de amor proibido, marcada pelo ódio de dois grandes clãs de ninjas. Apesar desta simples premissa, acabamos por ser envolvidos numa luta épica disputada pelas duas famílias, cujos contornos que motivam este conflito são, na verdade, algo ténues.

Estamos no ano 1614, inserido no Período Edo (1603-1868) que, por sua vez, é caracterizado por uma época de paz após um longo período de conflitos internos e pelo começo do Shogunato Tokugawa.
Por forma a definir a sucessão do próximo shogun entre os seus dois netos, Ieyasu Tokugawa, quebra um pacto de paz estabelecido por Hattori Hanzo entre os clãs ninja Iga e Kouga. Com cada clã representando um dos herdeiros e com um pergaminho onde constam 10 guerreiros por clã a ser eliminados, inicia-se uma batalha sangrenta e sem piedade. Como prémio, mil anos de favorecimento para o clã que conseguir sair vivo desta battle royale.
Apanhados no meio desta guerra de interesses, estão Gennosuke Kouga e Oboro Iga, que com o seu casamento tencionavam unificar os clãs e alcançar um período de verdadeira paz. No entanto, como próximos líderes dos clãs Kouga e Iga, têm que decidir que lado e destino tomar.

Basilisk, consegue-nos oferecer uma arte que está de acordo com o tema e sequências de acção que são capazes de prender qualquer pessoa. Apesar de já termos praticamente noção do desfecho deste anime, é interessante acompanhar este conflito à medida que o enredo se vai adensando. Mais concretamente, as mudanças de comportamento resultantes do crescente número de interações entre os membros de cada clã e o que motiva todo este ódio.
Todavia, alerta-nos para que toda esta guerra não passa de um jogo de peões e de interesses. Ao fim e ao cabo, estes guerreiros, têm capacidades sobre-humanas, acabando por se revelar uma ameaça ao próprio governo vigente. Muito subtilmente todo este pano de fundo enriquece o desenvolvimento da história de um anime que, à priori, não passa de um clássico adaptado com ninjutsu à mistura.
Constituído por 24 episódios, Basilisk: Kouga Ninpou Chou, é um anime que deve constar na lista de clássicos a ver.

Leiam o Open Sesame da semana anterior aqui.

Comments