Fear The Walking Dead Frame by Frame TV

Fear The Walking Dead – 4×01 – What’s Your Story?

Morgan

Fear The Walking Dead chega numa altura em que a cotação das palavras “The Walking Dead” já viu melhores dias. Para reforçar a série, Morgan (Lennie James) faz a transição de The Walking Dead para este spinoff. Mas essa está longe de ser a única novidade que a séria deixa transparecer nesta Season Debut.

Ponto Prévio:

Recorde-se que Fear the Walking Dead foi criada com um dos seus objectivos principais a ser o retratar de como a sociedade entrou numa espiral apocalíptica que culminou no universo que conhecemos na série original. Lembro-me que, na altura, foi isto que mais me seduziu: saber o que aconteceu enquanto Rick Grimes (Andrew Lincoln) esteve em coma, algo que nem na BD nos é mostrado de forma directa. Claro que o facto da série se passar na costa oposta à da localização de The Walking Dead era também um ponto de atracção, pois implicava novos cenários, novos personagens e novas storylines. E como já tínhamos visto várias vezes em The Walking Dead, os Walkers variavam muito conforme as zonas em que eram encontrados. Já vimos Walkers com musgo, Walkers queimados, Walkers com armaduras de polícia de intervenção… Portanto, havia uma promessa implícita de que em Fear tudo seria igual, mas diferente.

Mas até quando isso ia poder ser mantido? Essa era a pergunta que eu devia ter feito a mim próprio e a que tive resposta esta semana.

Daqui para a frente há Spoilers desta ou de outras temporadas

A Peregrinação de Morgan

Para quem desistiu de The Walking Dead e só acompanha Fear The Walking Dead (e não vos julgo por isso), talvez lhes faça confusão a forma como Morgan cai de para-quedas na série. No meu caso, que sigo ambas as séries, também haviam algumas dúvidas. Se Fear The Walking Dead se passa num espaço físico e temporal diferente da série original, o que levaria Morgan a aparecer pela zona mais a sul dos Estados Unidos?

O episódio de ontem é, no fundo, uma grande resposta a isso. Uma resposta bem construída, pensada e fundamentada, mas ainda assim uma resposta que me deixa um bocadinho desagradado pelo romper com alguns pontos que separavam esta série da outra.

Depois dos eventos da Season Finale de The Walking Dead, Morgan torna-se uma espécie de eremita. Frequentemente é abordado por personagens como Rick e Jesus (Tom Payne) para que volte para as respectivas comunidades. Morgan faz-se à estrada para parar este assédio. Assim, entre o último episódio de The Walking Dead e o primeiro de Fear The Walking Dead, Morgan fez o percurso que vemos neste mapa (ou algo do género).

morgan map
A peregrinação de Morgan.

E agora que Morgan chegou…

Tudo muda em Fear The Walking Dead. A série que chegou para mostrar como eram as coisas “antes”, passou a ser o “depois”. Fear The Walking Dead está agora cronologicamente à frente de The Walking Dead pois todos os eventos que vamos ver nesta temporada se passam depois do season finale da dita série. E isto deixa o futuro da série em aberto. Caminhamos para um fusão das duas? Uma das duas terminará entretanto? Há espaço para duas linhas de narrativa paralelas do mesmo universo?

O tempo o dirá. Vai ser curioso perceber o que é que Fear The Walking Dead terá de tão diferente não se torne repetitivo para quem segue as duas séries.

Novas Personagens

Mas nem só de Morgan se fez o novo episódio de Fear The Walking Dead. 99% do episódio foi passado com novas e promissoras personagens. Primeiro um pistoleiro solitário que parece odiar solidão. Que irónico. John Dorie (Garret Dillahunt) é um personagem peculiar e com pequenas pitadas de comicidade que gosta de uma boa companhia. É assim que conhece Morgan. Cruzam-se e ele convence-o a juntar-se-lhe para uma refeição. Cedo acabam a ter de se salvar um ao outro de um grupo mal intencionado. Parece a sina de Morgan.

Conhecemos também Althea (Maggie Grace). Uma jornalista que conduz uma espécie de blindado super armado. Honestamente, interessa-me mais a backstory do blindado em si do que a da personagem… Mas adiante. Esta jornalista quer documentar ao máximo as histórias de quem vai encontrando. Com Morgan, não tem muita sorte, inicialmente. A juntar aquela questão que quase virou piada sobre onde é que vão buscar sempre gasolina para os carros, parece que as baterias de câmaras de filmar se carregam do ar e as cassetes DV crescem nas árvores no universo Walking Dead.

novas personagens
Maggie Grace e Garret Dillahunt em Fear The Walking Dead

Só no fim do episódio voltamos a ver as caras dos nossos personagens conhecidos. Curiosamente, surgem aos olhos de um eventual espectador de primeira viagem como um grupo antagonista que faz uma emboscada a este trio que passamos o episódio a acompanhar.

Em Conclusão

Morgan vem trazer muito à série. Sobretudo uma nova dinâmica e a novidade de já não andar atrás da série original. É curioso perceber como vai ser a sua interacção com Madison (Kim Dickens) e os pontos em comum, ou não, que vamos poder estabelecer na relação deles com a relação de Morgan com Rick e os outros. Estou também curioso sobre o que irá revelar Morgan ao novo grupo sobre o seu antigo. Enfim, este episódio trouxe-nos muitas personagens, muitas novidades e muitas questões. Em suma, entusiasmo. Trouxe entusiasmo a um universo que bem precisa dele depois de uma temporada controversa da “série mãe” The Walking Dead.

0 77 100 1
77%
Average Rating
  • 77%

Comments