Comunicados de Imprensa Eventos

A história do “Soldado Milhões” agora nos cinemas

soldado milhoes

No ano do centenário da Batalha de La Lys, os realizadores Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa inspiram-se em factos reais para contar a história do Soldado Milhões, o maior herói português da Primeira Guerra Mundial. O filme chega às salas de cinema a 12 de abril.

Aníbal Augusto Milhais é um dos muitos soldados enviados para a Flandres durante a Primeira Guerra Mundial. Na Batalha de La Lys, contrariando ordens superiores, enfrenta sozinho sucessivas ofensivas alemãs de maneira a garantir a retirada dos companheiros. Milhais demora vários dias até reencontrar o seu pelotão em Saint-Venant, protegido apenas pela sua arma – Luisinha – e um amuleto da sorte oferecido pela sua amada.

Regressado a um acampamento português, o comandante Ferreira do Amaral saudou o soldado, dizendo que ficaria para a História de Portugal: “Tu és Milhais, mas vales Milhões”. De regresso a casa, o feito do “Soldado Milhões não foi esquecido e a aldeia que o viu nascer e morrer, mudou o nome para Valongo de Milhais e o epíteto Milhões transformou-se no sobrenome dos seus descendentes.

No filme, João Arrais interpreta o Soldado Milhões, em jovem, e Miguel Borges é o Soldado Milhões, em adulto. Soldado Milhões conta ainda com a participação de Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça, Raimundo Cosme e as participações especiais de Lúcia Moniz e António Pedro Cerdeira. O argumento de Soldado Milhões, assinado por Mário Botequilha, foi feito a partir de relatos e de pesquisa documental.

A presença portuguesa na Primeira Grande Guerra e os atos de coragem durante a Batalha de La Lys, que valeram a Aníbal Milhais a mais alta condecoração nacional – a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito – são ainda factos desconhecidos para muitas pessoas. A estreia deste filme pretende dar a conhecer a história deste Herói Português.

É já no próximo dia 12 de abril que poderão ver este filme. Até lá, deixamo-vos com o trailer que podem ver aqui.

Comments