Excursões Air Lino Frame by Frame TV

Excursões Air Lino – 1×11 – Anita vai à Inspecção

excursões air lino

Com apenas 3 episódios previstos até ao final, Excursões Air Lino presenteou os seus espectadores com um dos melhores episódios da série até ao momento. Um episódio cheio de acontecimentos, sem tempos mortos, onde a narrativa a tocar em pontos nevrálgicos do seu arco e a recuperar pontos de episódios passados.

Sobre Excursões Air Lino – 1×11 – Avita vai à Inspecção

!Spoilers (faça scroll até à conclusão)!

Começamos com Lino (Rui Unas) a tentar conduzir a carreira. A condução está longe de ser o forte dele. De resto, ele apenas o está a fazer para proteger a Anita (Dânia Neto), que está grávida e, segundo ele, não deve conduzir. No entanto, as qualidades de Lino ao volante são tão fortes que todos na carreira pedem o regresso de Anita ao “leme” da carreira. Mais um passo dado por Lino no sentido da humanização da sua pessoa. Já estivemos mais longe.

Algures na mata, de colher em punho, Didi (Joel Branco) escavou um túnel que lhe permitiu fugir da prisão e está sedento de vingança sobre Lino.

A viagem desta semana é às festas da Nossa Senhora da Angústia. No planeamento desta viagem, Lino não deve ter pensado muito bem a coisa… A feira é o palco ideal para se descobrir que os preços do que vende nas suas excursões são inflacionados de forma indecente. E é exactamente isso que acaba por acontecer.

O Inspector

Pela feira, deambula o Inspector Azevedo (Joel Branco) que é inspector de tudo. Policia Judiciária, ASAE, Câmara Municipal… Aqui e ali vai investigando e apreendendo coisas que vão desde farturas até à própria camioneta de Lino. Este personagem está fora do contexto da coisa e é tão random que me faria muita confusão que a apreensão da carreira de Lino tivesse consequências no próximo episódio. Até porque no final deste ele acaba por ser internado novamente do hospício de onde tinha, aparentemente, fugido.

Entretanto, Didi conseguiu encontrar Lino e o seu grupo excursionista, e vai tentando levar a cabo a sua fria vingança. Para isso, conta com a arma que roubou da tenda de tiro ao alvo.

Sr. Tainha (Cândido Ferreira), que desde há uns episódios para cá começara a revelar um faceta homossexual, encontra o amor no Zé do Pipo (Pedro Diogo). O cigano vendedor e artista, corresponde aos sentimentos do amante geriátrico… Porém, quando o casal chega à fase de consumação, Sr. Tainha acaba por descobrir que não é aquilo que quer para a vida dele, e recua nas suas pretensões homossexuais.

Lino e Anita

Abalado por ter visto o seu esquema de venda de produtos a preços inflaccionados e ter visto a sua carreira apreendida (ainda que tenha sido por um louco), Lino fez aquilo que qualquer CEO arruinado faz: foi andar nos aviões da festa com a Anita. Aí, entre confissões de desilusão de um lado e de outro, o (quase) casal fica mais próximo e é ali, nos aviões da festa da Nossa Senhora da Angústia, que Lino se humaniza completamente.

O episódio termina com um beijo do casal, enquanto no fundo, Damião (Orlando Costa) vai passando nos aviões e mandado a sua piadola. No fim, Damião fica inanimado no divertimento. A menos que Damião tenha dado uma de Sr. Tainha, perdeu-se um personagem… No início do episódio, num momento de aproximação entre Damião e Lino, o primeiro disse que quando Lino e Anita se beijassem podia morrer… Isso pode ser a confirmação e o ponto de partida para o penúltimo episódio da série.

!Fim de spoilers!

Conclusão sobre Excursões Air Lino – 1×11 – Avita vai à Inspecção

Em todos os aspectos possíveis de avaliar, este foi um dos melhores episódios de Excursões Air Lino até ao momento. O esperado entre Lino e Anita aconteceu finalmente. Tainha tem a confirmação da sua suposta homossexualidade. E até em termos de comicidade tivemos momentos de grande qualidade fruto precisamente destas e outras peripécias. Nos últimos episódios critiquei um pouco a forma como a série apresentava as coisas, mas fi-lo precisamente por saber que era capaz de nos dar episódios deste nível. Apenas uma coisa faltava acontecer em Excursões Air Lino: uma morte no ecrã. E parece que aconteceu. E até aí estivemos

Apenas um ponto negativo: a existência do inspector é um pouco aleatória e um pouco forçada… Não encaixa bem no global do episódio. Talvez tivesse sido melhor usar Didi de forma mais assertiva, já que o foram “buscar” à prisão.

0 85 100 1

85%
Average Rating
  • Excursões Air Lino - 1x11 - Anita vai à Inspecção
    85%

Comments