Excursões Air Lino Frame by Frame TV

Excursões Air Lino – 1×10 – Anita Vai às Termas

termas

Passaram-se 10 episódios de Excursões Air Lino. Esse número de episódios resultou num igual número de viagens a destinos do nosso país que os excursionistas e, através deles, os espectadores ficaram a conhecer melhor. Desta vez vamos às termas.

Mas terão as termas servido para preparar as mentes e os corpos para os 3 últimos episódios, ou foram um balde de água fria?

O episódio Excursões Air Lino – 1×10 – Anita Vai às Termas

!Spoilers (para evitar, faça scroll até à conclusão)!

Anita (Dânia Neto) e os excursionistas encontram a paz e o relax lombar nas termas da Peneda-Gerês. No entanto, o arranque do episódio mostra-nos outra coisa: Lino (Rui Unas) e Damião (Orlando Costa) estão desaparecidos.

A preocupação pelo desaparecimento de Lino e Damião teima em instalar-se, no meio das massagens com pedras quentes e duches Vichy. Mas devagarinho… Com a calma que se impõe pelo ambiente de relax que envolve os excursionistas.

Liberto (José Eduardo) e Maria das Dores (Natália de Sousa) estão insaciáveis e fazem questão de experimentar todos as comodidades do spa para… Isso mesmo.

Lúcia (Ângela PintoAnita trocam umas palavrinhas sobre Lino as suas virtudes e defeitos. Os muitos defeitos.

No mato, Lino  e Damião tentam sobreviver à base de raízes secas e encontrar o caminho de volta para a civilização. O espírito militar de Damião apodera-se de novo dele e Lino vive o Ultramar que nunca viveu… E que desejaria não viver.

O que acontece no mato, fica no mato.

!Fim de Spoilers!

Conclusão sobre Excursões Air Lino – 1×10 – Anita Vai às Termas

Em termos estéticos e de conceito, este episódio veio quebrar a norma. A tal receita que tenho vindo a referir que Excursões Air Lino repete e que vai funcionando não foi usada aqui. Nesse ponto, é de valorizar o arrojo.  Além disso, foi possível ver um outro lado de Lino. Um lado mais positivo e afável que ao cabo de 9 episódios ainda não tínhamos visto, mas que está na hora de sair, se é suposto que conquiste definitivamente Anita.

Todos os sinais que nos são dados durante o episódio sobre a localização dos dois desaparecidos são muito bem feitos.

Em termos de resultado final, o arrojo que mencionei anteriormente, compensou. Ainda que o sucesso da série seja construído em torno da brilhante dupla Dânia-Unas, ao 10º episódio a estratégia foi outra. Foi separar para juntar. Separar Lino de Anita, fez com que estes se aproximassem, com Lino a reconhecer cada vez mais que ela é importante para ele e não apenas como motorista.

Em termos de comicidade, já houve melhores episódios. Mas isto é a minha humilde opinião… No que toca a narrativa, a verdade é que também avançou pouco. Considero que tenha sido um episódio de transição para a derradeira reta desta excursão de 13 paragens.

0 68 100 1

68%
Average Rating
  • Excursões Air Lino – 1×10 – Anita Vai às Termas
    68%

Comments