Comunicados de Imprensa Eventos

“Encontro Silencioso” recria o mundo oculto da praxe

encontro silencioso

Inspirada em acontecimentos reais, a primeira longa-metragem de Miguel Clara Vasconcelos, conta a história de cinco estudantes que, motivados pela praxe académica, emergem num ritual místico. “Encontro Silencioso“, que ganhou o Prémio de Melhor Longa-metragem no festival Indie Lisboa, estreia a 5 de abril nos cinemas.

No filme, um grupo de cinco universitários de Lisboa organiza um encontro secreto no interior do país. Na ânsia de obter um estatuto superior e aceder ao verdadeiro conhecimento, os estudantes submetem-se a estranhos rituais inventados pelo seu líder, o obscuro Dux (interpretado por Alexander David).

Miguel Clara Vasconcelos, realizador e argumentista de “Triângulo Dourado” (Melhor Curta Metragem, Vila do Conde, 2014), acredita que há um pacto silencioso entre os estudantes universitários, envolvidos em cerimónias de iniciação, também conhecidas como praxes. “Defendidos como um processo de integração no espirito académico, estes rituais impõem uma hierarquia interna” refere.

Desta forma, o realizador procura explorar as relações humanas e os jogos de poder que se formam no seio de organismos sociais, não apenas académicos.

A música original de “Encontro Silencioso” é composta pelo músico português The Legendary Tigerman e o elenco conta com Ágata Pinho, Alexander David, Isabel Costa, Filipe Abreu e Nuno Fonseca.

Podem ver o trailer do mais recente filme de Miguel Clara Vasconcelos aqui.

Comments