1986 Frame by Frame TV

1986 – 1×11 – A Educação de Rita

a educação de rita

Patrícia (Eva Fisahn) recebe a visita de Rita (Joana Flora), a irmã mais velha que vive em Londres. Rita é um novo player em cena que promete agitar as águas com as suas ideias e conhecimentos vindos de fora. Tiago (Miguel Moura e Silva) é um dos que mais aprende neste episódio “A Educação de Rita”.

O 1986 – 1×11 – A Educação de Rita

!Spoilers (faça scroll um pouco mais para ler a conclusão)!

Rita, com 18 anos e toda a liberdade do mundo, é aquilo que os adolescentes aspiram a ser. É também um pouco daquilo que Tiago gostava que Marta fosse. O impacto de Rita no esquema global das relações é imediato. Primeiro, a irmã Patrícia confessa-lhe a sua paixão por Sérgio (Miguel Partidário). Depois, também Tiago lhe confessa os sentimentos por Marta. Só faltou Eduardo (Adriano Carvalhoaparecer para pedir concelhos… Não aconteceu.

No caso de Patrícia e Marta, Rita predispôs-se a ajudar. Num caso com aulas teóricas, noutro com aulas mais práticas.

Uma sala de cinema demasiado pequena.

Neste episódio, o universo conspira para que vários personagens converjam para a mesma sala de cinema para uma matinée. Alice (Teresa Tavares) vai com Zé. Os colegas amparam-se um ao outro num momento delicado. Alice está com a vida amorosa em fanicos enquanto que está a ter dificuldades com o facto da sua homossexualidade ser um tema cada vez mais falado nos corredores da escola. Marta vai com Gonçalo para sair um pouco debaixo do jugo do pai, enquanto que ele quer tentar avançar na relação de ambos. Rita e Tiago vão apenas para fazer companhia um ao outro, embora Tiago não se importe se der para “facturar”.

Na sala de cinema, Marta repara que Tiago está acompanhado e decide fazer-lhe ciúmes com o Gonçalo. Rita percebe a cena e responde na mesma moeda. Quem lucra é o Tiago.

Patrícia tinha um plano interessante para a tarde com o Sérgio, mas este tem ideias mais modestas e menos românticas… No entanto, o fã de Iron Maiden já consegue admitir que se sente “estranho” quando está com a Patrícia.

Fernando (Gustavo Vargas) continua igual a ele próprio. Apanhou a filha na Rádio Boa Onda e, claro, proibiu-a de o voltar a fazer, muito menos na companhia do “filho do comuna”.

!Fim de Spoilers!

Conclusão sobre 1986 – 1×11 – A Educação de Rita

Rita veio atiçar alguns fogos, maioritariamente românticos. Tiago e Marta, depois da cena de ciúmes mutua, podem estar a dois passos de acontecer. Da mesma forma, os mesmos ensinamentos serão determinantes para que o romance entre Patrícia e Sérgio aconteça finalmente. Faltam 2 episódios para o fim da série e ela já está a deixar saudades…

0 80 100 1

80%
Average Rating
  • 1986 - 1x11 - A Educação de Rita
    80%

Comments