1986 Frame by Frame TV

1986 – 1×09 – Pesadelo em Tiago Street

pesadelo em tiago STREET

Que 1986 bebe inspiração de vários produtos da cultura Pop dos anos 80 é mais do que sabido e era até inevitável. Como o título Pesadelo em Tiago Street indica, aqui temos uma ligação mais do que ténue ao filme Pesadelo em Elm Street realizado por Wes Craven em 1985.

O episódio 1986 – 1×09 – Pesadelo em Tiago Street

!Spoilers (faça scroll um pouco mais para ler a conclusão)!

Tiago (Miguel Moura e Silva) e Patrícia (Eva Fisahn) visitam o amigo Sérgio (Miguel Partidário) e descobrem que o quarto deste é um antro de desarrumação e inutilidades. Entre eles está a última edição do Jornal do Incrível. Entre os inúmeros casos descritos nos artigos está o caso do homem de Benfica que vendeu a alma ao Diabo. A fértil imaginação de Tiago estabelece logo associação com o cego lá da rua.

Gonçalo continua os seus avanços com Marta mas cada vez com menos sucesso. Ao mesmo tempo, a relação entre Fernando (Gustavo Vargas) e Maria de Lurdes (Mafalda Santos) está cada vez menos perfeita. Esta última, está farta de ver o marido a controlar a filha. Ela própria revê-se no sofrimento da filha e sente que é hora de alguém por Fernando no sítio. Começa a emancipação de Maria de Lurdes.

Tiago e Marta começam a fazer sentido juntos. Cada vez mais.

Quanto a Sérgio e Patrícia, a tensão entre os dois é por de mais evidente. Já ninguém os consegue aturar. Apesar da resistência de Sérgio, eles estão encaminhados para ser um casal!

Eduardo e Alice estão afastados, mas não esquecidos um do outro.

!Fim de Spoilers!

Conclusão sobre 1986 – 1×09 – Pesadelo em Tiago Street

Este episódio soube muito a “Uma Aventura”. Não teve aquela aura especial que os outros episódios de 1986 têm por norma. Não deixa de ser um bom episódio. Só acho que saiu uns furinhos abaixo do standard. Ainda assim, não deixa de ser fulcral para o arco de algumas personagens.

Por exemplo Patrícia está mais convencida a abrir-se ao mundo e assumir que gosta de Sérgio. Algo impossível de acreditar se olharmos para a personagem no início da série. Da mesma forma, Maria de Lurdes foi ganhando espaço no ecrã e na narrativa. A tímida dona de casa que não questionava nada está a dar o seu Grito do Ipiranga e mostrar a Fernando que as coisas não são sempre como ele quer. Ambas as personagens cresceram bastante em termos de interesse.

1986 é um exemplo da qualidade que os nossos guionistas conseguem ter a construir personagens sólidas e credíveis. É difícil escrever um personagem sólido e cativante. É muito mais difícil fazer com que ele seja desinteressante e quase acessório no início e depois expluda. Aqui isto é feito eximiamente.

0 78 100 1

78%
Average Rating
  • 1986 - 1x09 - Pesadelo em Tiago Street
    78%

Comments