1986 Frame by Frame TV

1986 – 1×08 – Os Cinco e a Bomba Parte 2

os cinco e a bomba

Voltamos a 1986, umas horinhas depois do momento em que acabou episódio Os Cinco e a BombaTiago (Miguel Moura e Silva), Marta (Laura Dutra), Sérgio (Miguel Partidário), Patrícia (Eva Fisahn) e Gonçalo (Henrique Gil) foram apanhados na escola a tentar desarmar uma bomba.

O episódio 1986 – 1×08 – Os Cinco e a Bomba Parte 2

!Spoilers (faça scroll um pouco mais para ler a conclusão)!

Os telefones começam  a tocar em casa dos diretores de turma dos alunos envolvidos. Alice (Teresa Tavares), é acordada da sua noite de romance com Eduardo (Adriano Carvalho) precisamente pelo telefone. Já na escola, segue cm o Professor Zé (Simon Frankel) para a sala da direção para ser surpreendida pelo envolvimento de Tiago.

Depois foi a vez de tocarem os telefones dos encarregados de educação. Um momento caricato, e talvez o mais alto do episódio em termos de comicidade, quando Alice tem de falar com Fernando (Gustavo Vargas) na qualidade de diretora de turma. Para além disso, a situação promove um novo encontro entre Fernando e Eduardo.

O Isolamento encurta as distâncias.

Basicamente, os cinco alunos ficam de castigo até que um deles se acuse. Assim, Tiago, Sérgio, Patrícia, Marta e Gonçalo estão fechados numa sala e são forçados a conviver com as suas muitas diferenças. Isso e também a engendrar um plano que os salve, sem prejudicar ninguém.

Ainda que numa situação difícil, Sérgio só pensa na sua loira metaleira. Tiago só pensa em agradar a Marta. Patrícia continua mórbida, ainda que desmascarada. E Gonçalo continua igual a ele próprio.

Mas os diálogos que vão sendo forçados a manter naquele confinado espaço vão mudando lentamente a relação entre eles e a forma como se vêem. Juntos, encontram até uma razão para a atitude de Gonçalo. A situação familiar do jovem não é a ideal e acaba por ser motivo para o seu comportamento. Pelo meio, até temos um abraço entre Gonçalo e Tiago.

No fim, quando já tinham uma solução à vista, Isabel (Marina Albuquerque) declara-se culpada e os jovens foram libertados. Mas será que os novos laços que se desenvolveram dentro daquela sala irão ter reflexo fora dela? O fim do episódio mostra-nos que talvez não.

!Fim de Spoilers!

Conclusão sobre 1986 – 1×08 – Os Cinco e a Bomba Parte 2

Este é um momento importante na série. Os personagens dão-se a conhecer uns aos outros e também ao espetador. O novelo das relações entre os cinco personagens principais começa a deslindar-se. Já é possível começar a perceber onde é que cada um deles vai acabar.

Ao mesmo tempo que é possível ver algumas personagens a aproximarem-se ainda que algumas nem notem, é também possível começar a ver ténues ruturas nos relacionamentos de outras. Esta é, aliás, uma das principais características positivas da série criada por Markl. As personagens são na sua maioria bem escritas, credíveis e facilmente nos identificamos com elas, seja por características estritamente da época ou por outras mais intemporais. Aproveitem a viagem no tempo porque já não falta tudo para acabar…

0 87 100 1
87%
Average Rating
  • 1986 - 1x08 - Os Cinco e a Bomba Parte 2
    87%

Comments