Frame by Frame The X-Files TV

The X-Files – 11×10 – My Struggle IV

The X-Files

CONTÉM SPOILERS!!!

Em comparação com os restantes episódio com o título My Struggle, esta quarta parte consegue ser ligeiramente melhorzinha que as restantes. Como uma season finale (ou, pelo andar da carruagem, series finale, dependendo da vontade de Chris Carter)? Deixou um pouco a desejar.

Tal como já podem ter deduzido pelo título deste episódio, The X-Files volta a apostar forte e feio na mitologia geral da temporada. Ou seja, o episódio apostou no grande plano que o Cigarette Smoking Man (William B. Davis) tem para com a Humanidade. E tal como já foi registado no passado, esta abordagem a toda uma nova conspiração numa altura em que The X-Files parece ter perdido o seu impacto do passado, este episódio falhou redondamente nessa vertente. Mas desta vez, o episódio tem uma grande diferença. Em vez de explorar esta nova conspiração pelos olhos de Mulder (David Duchovny) ou Scully (Gillian Anderson), este episódio focou-se no jovem Jackson Van De Kamp, também conhecido como William (Miles Robbins)! E isto já serve de incentivo para investir o nosso tempo neste episódio. 

Apesar do foco “exagerado” da série em William, a verdade é que sabemos muito pouco sobre este personagem. E o cold open do episódio serviu o seu propósito de preencher algumas dessas lacunas, desde a sua infância até à sua adolescência problemática. Tudo isto culminando nos eventos retratados em Ghouli (podem ler o nosso parecer aqui). O que a partir daqui se segue é toda uma corrida contra o tempo, em que Mulder e Scully lutam contras as forças do Cigarette Smoking Man e do Mr. Y (A.C. Peterson) pelo “controlo” de William.

No entanto, o episódio possui duras falhas que prejudicam o episódio de se tornar numa season/series finale. Falhas como diálogo desinspirado, escolhas duvidosas, um ritmo alucinante que quem não acompanha poderá perder-se a meio, sem mencionar o regresso de personagens completamente desnecessárias (como o Tad O’Malley de Joel McHale). Sem mencionar os momentos finais que deixam mais perguntas pendentes do que propriamente respostas concretas. 

Em suma, My Struggle IV está a milhas de ser um final adequado para The X-Files. Mas em retrospetiva, podia ter sido bem pior.

0 60 100 1
60%
Average Rating

Quer seja uma season ou series finale, The X-Files podia ter sido um pouco melhor, mas também podia ter sido pior.

  • 60%

Comments