1986 Frame by Frame TV

1986 – 1×07 – Os Cinco e a Bomba

os cinco e a bomba

Sérgio (Miguel Partidário) está prestes a conhecer a mulher dos seus sonhos e decide arrastar Tiago (Miguel Moura e Silva) com ele para o Jukebox. Para fins meramente motivacionais. Por outro lado, Marta (Laura Dutra) é também arrastada para a noite lisboeta pela tia Isabel (Marina Albuquerque), a revolucionária de esquerda que chegou para acabar com a harmonia familiar que reinava em casa de Fernando (Gustavo Vargas). A noite de Alice (Teresa Tavares) e Eduardo (Adriano Carvalho) corre melhor: jantar e depois “cinema”. Uma madrugada que terminará de uma forma mais agradável do que a dos jovens que têm de desarmar uma bomba.

O episódio 1986 – 1×07 – Os Cinco e a Bomba

!Spoilers!

Os anúncios de Sérgio no Blitz obtiveram finalmente uma resposta. O vaivém chamado primeira vez parece estar prestes a arrancar, para o adolescente… Será? Dúvidas de última hora assaltam-no. Ele recorre ao amigo Tiago para o escoltar até ao Jukebox para conhecer a mulher que lhe vai mudar a vida. Ao chegar, a busca revela-se um desafio. Há lá muita gente, poucas correspondem à descrição, e Patrícia (Eva Fisahn) também veio com um amigo. Mas nem sinal da mulher que Sérgio procurava.

Na casa da família de Marta a normalidade é interrompida pela chegada da revolucionária Isabel, irmã de Fernando. Isabel é tudo o que Fernando repugna na sociedade e tem até um passado ligado à luta armada contra o regime ditatorial anterior ao 25 de Abril. Isabel é uma bombista. Retirada, é verdade, mas uma bombista. A tia acaba por levar Marta ao Bairro Alto.

Alice e Eduardo vão jantar. Eduardo manda um recado por Tiago para a escola e Alice liga-lhe. O jantar corre bem e a decidem então ir “ver um filme” para casa de Alice…

A noite termina em aventura para os jovens. Para evitar que Marta se preocupasse com as aulas do dia seguinte, Isabel decide lançar uma ameaça de bomba à escola. A coisa não caiu bem na sobrinha que interpreta mal as coisas e lança os amigos numa aventura para desactivar a bomba na escola.

!Fim de Spoilers!

Conclusão sobre 1986 – 1×07 – Os Cinco e a Bomba

O episódio termina de forma genial. Como esta é já a zona spoiler free da análise, não vou dizer mais. Quem que falo da última fala do Sérgio, a quebrar a quarta barreira quase à Deadpool.

Outra parte que gostaria de destacar do episódio foi o jantar de Eduardo e Alice. O realizador conseguiu transmitir uma forte cumplicidade entre os dois, enquanto que o texto do diálogo é também ele muito bom. Além disso, o adotar daquela inspiração de Annie Hall de Woody Allen entra no momento certo.

Os personagens continuam a desenvolver-se e as suas relações também. Sérgio e Patrícia crescem como personagens e mesmo Maria de Lurdes (Mafalda Santos) está a começar a emancipar-se de Fernando. Acredito que podemos esperar coisas boas destes três personagens nos episódios seguintes.

0 82 100 1
82%
Average Rating

1986 - 1x07 - Os Cinco e a Bomba

  • 1986 - 1x07 - Os Cinco e a Bomba
    82%

Comments