Frame by Frame Homeland TV

Homeland – 7×06 – Species Jump

Homeland: Species Jump

Logo pelo trailer era possível perceber que no episódio Species Jump de Homeland tinha uma vantagem sobre todos os anteriores desta temporada: Carrie (Claire Danes) e Saul (Mandy Patinkin) aparecem juntos.

Sempre que a série mantém afastados Carrie e Saul falta-lhe alguma coisa. Mas por vezes são males necessários.

Seja do mesmo lado ou de lados diferentes da barricada, esta dupla tem sempre uma aura especial. Sobretudo quando conseguem transformar uma simples troca de ideias num twist espectacular que vira toda a temporada ao contrário.

O episódio Homeland – 7×06 – Species Jump

!Spoilers!

Mais uma vez, Homeland cola-se à actualidade. Descobrimos na conversa entre Carrie e Saul que não foi Wellington (Linus Roache) ou Keane (Elizabeth Marvel) que mataram o General McClendon (Robert Knepper). Foram os russos. Essa ideia já tinha ficado no ar na semana passada, mas tornou-se mais claro neste episódio… E provavelmente irá ficar ainda mais nos próximos.

Na mesma conversa, que é a peça central do episódio, Carrie confessa a Saul que está a espiar de forma ilegal o Chief of Staff da Casa Branca. Algo que Saul é obrigado, por lei, a transmitir e que não pode ignorar. Esta foi uma jogada pouco inteligente da parte de Carrie… Mas que prova a fé absoluta que tem no seu mentor.

Saul destrói a teoria de Carrie

Carrie escolhe então confiar mais em Saul do que em Dante (Morgan Spector), apesar do no último episódio ter tomado a opção de confiar em Dante. Saul destruiu essa confiança com duas ou três frases. É este o efeito que Saul tem em Carrie durante toda a série, na verdade.

Além disso, Saul demonstra que está do lado de Carrie quando acaba por ignorar o que Carrie tem andado a fazer com Wellington. Espiar o Chief of Staff é ilegal (surpresa!). Saul acaba até por estabelecer uma ligação entre a sua teoria de que os Russos estão por trás das fake news e a tentativa de Simone de culpar Wellington pela morte do General. Mais do que isso, associa a esta teoria o próprio Dante de uma forma que faz toda a lógica.

Carrie perde confiança em Dante.

Esta foi a bomba que vira esta temporada de pernas para o ar completamente. Além disso tem implicações imediatas. Carrie passa de ter um aliado e parceiro a ter um traidor por perto.

Com esta nova informação, Carrie volta a juntar o seu grupo. Juntos armam uma cilada a Dante para tentar tirar a limpo de que lado está afinal o agente. Voltamos a ver Carrie em acção e a usar o truque mais velho do mundo.

Mas vamos com calma. Não seria a primeira vez que Homeland nos apontava uma direcção para depois nos tirar o tapete. É basicamente assim que a série funciona. Não devemos esquecer as tendências fascistas que Keane foi demonstrando no início da temporada actual e no final da anterior. Tudo isso foi forte demais para agora ser culpa dos russos… Ou Homeland nos está a distrair de uma coisa para depois nos voltar a esfregar essa mesma coisa na cara quando menos esperarmos, ou então está a fazer tudo mal.

!Fim de Spoilers!

Conclusão sobre Homeland – 7×06 – Species Jump

Pode dar-se o caso dos escritores da série estarem apenas a querer mudar o assunto para algo mais actual, como a ingerência russa na democracia americana… Mas isso não seria deitar fora uma storyline tão interessante como a tendência tirânica de Keane que agora pareceu desaparecer?

Também pode ser que nos estejam a dar estes indícios de ligação à Rússia para depois nos voltar a dar a presidente paranóica e que reage a quente às situações. Keane pode sentir-se entalada de novo e isso fazer “explodir” a presidente. Vamos ter de esperar para ver. Mas o que é certo é que este twist coloca em suspenso tudo o que julgávamos ter aprendido nos episódios anteriores..

No caso de Saul, isso muda a sua posição. Passa de um homem que está a colaborar de forma relutante com uma administração na qual não confia, para alguém que está afincadamente a evitar que o governo colapse sobre si mesmo.

Carrie está, pela milésima vez na série, no limite de ver o mundo a cair numa crise. Isto apesar de pensar que tinha um plano para manter as coisas controladas, Carrie vê-se obrigada a começar de novo.

0 88 100 1
88%
Average Rating
  • Homeland – 7×06 – Species Jump
    88%

Comments