Elencos de Sonho Rubricas

Elencos de Sonho: The Witcher

The Witcher é uma saga de contos elaborados pelo escritor polaco Andrzej Sapkowski. Nesta saga, seguimos as várias aventuras de Geralt of Rivia, um Witcher – um nome dado aos caçadores de monstros que foram treinados durante uma tenra idade e que foram adquirindo habilidades fora do vulgar. Com um universo rico de conteúdo, seria inevitável que aparecessem adaptações deste universo. Esta saga já teve direito a um filme e a uma série televisiva polacas, ambas protagonizadas pelo ator Michał Żebrowsk. No entanto, foi com a trilogia de videojogos a cargo da CD Projekt Red que esta saga ganhou uma nova veia mais épica. E recentemente, a Netflix encomendou uma série com estreia marcada para 2019. Apesar disso, ainda não se sabe quem irá interpretar Geralt of Rivia e companhia limitada nesta nova adaptação. Posto isto, vamos desvendar sobre que atores seriam os ideais para as várias personagens confirmadas.

Geralt of Rivia:

Um caçador astuto, especialista na eliminação de monstros e outros seres sobrenaturais malignos. Dispensa valores como a amizade e companhia humana (excepto os seus amigos mais próximos, como Dandelion), apesar do constante envolvimento com várias mulheres ao longo da sua jornada. Geralt tem momentos ao longo da história em que questiona a sua importância e relevância numa sociedade que precisa cada vez menos dos talentos de um witcher. Para além disto, Geralt é ainda vítima de alguma discriminação a vários níveis, desde o seu aspeto físico (o facto de ser mutante e albino), de ser pago pelo trabalho que faz, e ainda pela sua atitude considerada hostil. No entanto, Geralt exibe traços de humanidade e a sua conduta varia consoante os desafios morais que vai enfrentando ao longo do seu percurso. Pode considerar-se este herói, por um lado, como um pacifista, já que este escolhe sempre o caminho menos propício à resistência física e à violência; mas não descarta a possibilidade de atuar no momento, mesmo que isto implique o sofrimento ou morte de outros. Raramente escolhe o segundo caminho, mas não hesita em intervir quando um inocente está em apuros. Nesta ambiguidade, se o personagem se vê envolta numa batalha, Geralt raramente escolhe o lado que implica o sofrimento de outra pessoa pela sua força ou pelas suas admiráveis capacidades de combate.

Houve muito debate sobre o nosso protagonista, passando por nomes como o talentoso Mads Mikkelsen, o durão Tom Hardy e o carismático Viggo Mortensen, mas chegamos à conclusão que para interpretar este personagem tão complexo, o ator ideal seria Nikolaj Coster-Waldau, conhecido pela sua prestação como Jaime Lannister na série Game of Thrones. As semelhanças de rosto, aliadas à atitude que a personagem necessita, tornariam o ator perfeito para trazer Geralt of Rivia à vida. Claro que Waldau teria de suportar um treino intensivo para ganhar a fisicalidade exigida pela personagem e a equipa de maquilhagem precisaria de dar uns retoques aqui e acolá mas, de todos os candidatos, parece, de facto, o mais apropriado.

The Witcher

Yennefer:

Uma feiticeira carismática, de personalidade forte e que fora a mais jovem a entrar no Concelho de Feiticeiras, devido aos seus atributos no campo da magia. E como a magia do amor também acontece no universo fantástico de The Witcher, Yennefer assume-se como o interesse amoroso do protagonista. Mas não serve apenas para este propósito, já que a personagem toma decisões pela sua própria vontade, dá ordens com frequência de forma impulsiva e brilha nos momentos de ação, não se deixando ficar como a típica “donzela em apuros” que é característica deste tipo de universos fantasiosos. Yennefer é também mentora e figura maternal de Ciri, outra personagem muito importante no decorrer da narrativa.

Para interpretar Yennefer é necessário uma mulher com “garra” e com um poder hipnótico, não esquecendo de uma pitada de mistério e olhar sedutor. Eva Green, que conhecemos da série Penny Dreadful, é fisicamente muito semelhante à feiticeira mas o que realmente a destaca e a torna a candidata ideal é precisamente os seus dotes de atriz e pelo seu histórico de personagens femininas complexas e à vontade em personagens ligadas ao mundo da fantasia.

The Witcher

Triss Merigold:

Triss é membro de uma organização poderosa que opera sobre as ordens do rei de Temeria, o Consórcio de Feiticeiras. Apesar de ser capaz de possuir grandes habilidades, ela é alérgica à magia, e precisa constantemente de recuperar dos danos que ela lhe causa, recorrendo a poções e não a feitiços de cura. Triss é também uma amiga, amante e forte aliada de Geralt.

Para interpretar a doce Triss, sugerimos Bryce Dallas Howard, conhecida pelas suas prestações magníficas em Black Mirror e The Help, bem como conhecemos o seu lado mais ligado à ação com Jurassic World. Howard possui um charme que assentaria na perfeição à personagem e traria as fortes emoções de Triss à superfície com facilidade.

The Witcher

Ciri:

Filha adotiva de Geralt e Yennefer, Ciri é uma “carta de trunfo” muito importante no universo de The Witcher. É filha de Pavetta e Emhyr var Emreis e é uma princesa e legítima herdeira do trono de Cintra. Foi prometida como “filha do destino” a Geralt mesmo antes do seu nascimento. Depois da morte dos seus pais e da sua avó e após a destruição do seu país, Ciri é levada para Kaer Morhen (um castelo secreto que serve de refúgio aos witchers) e é treinada por Geralt para se tornar, ela própria, numa poderosa witcher. A personagem possui também um poder mágico oculto que lhe corre nas veias devido à sua linhagem.

Como Ciri necessita de um equilíbrio delicado entre doçura e força física (não esquecendo que é uma das personagens mais importantes da história), seria importante que a atriz que a interpretasse conseguisse precisamente encontrar o ponto perfeito. As candidatas são muitas, mas tendo em conta a aparência e as capacidades performativas, a francesa Mélanie Laurent, que podemos ver em Inglourious Basterds e Beginners, seria a nossa primeira escolha.

The Witcher

Vesemir:

Este senhor é uma figura paternal para o protagonista e foi o único witcher a sobreviver à primeira grande batalha em Kaer Morhen, tornando-se, por conseguinte, seu protetor e guardião. Para além destas características, Vesemir é um mentor dedicado e que ensina aos witchers tudo o que precisam de saber para serem os melhores nas suas árduas tarefas.

Encontrar um ator com um carisma paternal no meio de tantos em Hollywood que o fariam de forma exemplar tornou-se um desafio extremo. No entanto, reunindo a expressividade de Vesemir e acrescentando a sua postura sensata e de espírito lutador, o veterano Jeff Bridges seria o ideal. Bridges é um ícone do cinema e o seu reportório é vasto e cheio de grandes papéis, como The Big Lebowski, Iron Man, True Grit e, acima de qualquer outro, o filme que lhe entregou o Óscar, Crazy Heart.

The Witcher

Eskel:

Este é um dos amigos mais próximos de Geralt e é também um witcher talentoso. Ambos foram criados em Kaer Morhen e atravessaram os treinos árduos juntos. Possui cabelo castanho (ao contrário de Geralt) e uma longa cicatriz que desfigurou a sua cara. Triss Merigold acredita que o poder mágico que Eskel emana é ainda mais poderoso do que o do protagonista.

Para interpretar este “durão” não há menor dúvida: Jon Bernthal, o atual The Punisher da Marvel, reúne todos os aspetos mais importantes da personagem, sobressaindo também o seu histórico em trazer personagens algo “quebradas” emocionalmente. A facilidade e o carisma de Bernthal seriam ideais para Eskel e basta terem um pequeno vislumbre na imagem em baixo para decidirem por vocês mesmos.

The Witcher

Dandelion:

Poeta e trovador nato e o amigo mais próximo de Geralt, Dandelion conquista tudo e todos à sua volta. Um companheiro dedicado do nosso witcher, Dandelion é também um Don Juan charmoso com quem Geralt partilhou uma aventura empolgante. Pouco se sabe sobre o seu parentesco, mas o sangue que lhe corre nas veias é nobre. É também o comic relief da história, expondo a sua personalidade descontraída e divertida com frequência.

Depois de muita pesquisa e de algumas opiniões distintas, Dandelion é talvez uma das personagens mais exigentes em termos de encontrar o ator perfeito para o interpretar. O charme de sedução e o humor já “fixado” na sua conduta seria um desafio que Johnny Depp facilmente conseguiria trazer para o ecrã. Conhecido pelo seu estatuto de “camaleão”, Depp é perfeito a encarnar personagens excêntricas e sabe conciliar o humor e ainda dá um toque pessoal à personagem de forma quase natural. Para isso basta termos como exemplos o maravilhoso Captain Jack Sparrow (sim, Captain!) de Pirates of the Caribbean, ou o lunático Willy Wonka de Charlie and the Chocolate Factory.

The Witcher

Lambert:

Um dos witchers mais jovens de Kaer Morhen, Lambert tem uma imagem de marca que o caracteriza: uma língua afiada que o torna bastante rude ao dialogar com alguém. Foi também um dos responsáveis pelo treino de Ciri, e foi um dos últimos witchers a entrar nas muralhas de Kaer Morhen.

Sendo Lambert uma personagem capaz de irritar as personagens mais importantes da história de The Witcher, poderíamos pensar que um comediante seria a escolha ideal. No entanto, há todo um lado de Lambert que requer a capacidade de transpor uma personalidade forte, sem hipótese de esta ser derrubada por qualquer motivo. Enquanto a Internet sugere Nick Kroll, nós, por cá, preferimos alguém com um ar mais “durão” para o trazer à vida e essa pessoa é Travis Fimmel. Conhecido por ser Ragnar Lothbrok na série Vikings e pela recente adaptação de World of Warcraft, Fimmel possui as feições e um carisma próprio que adquiriu precisamente com estes seus trabalhos e que se adequam na perfeição a Lambert.

The Witcher

Zoltan:

Um anão que é um amigo próximo de Geralt. É um veterano da Segunda Guerra Nilfgaardiana que deu a Geralt a sua famosa espada Sihil. Num acaso fortuito, ambos se conheceram e criaram laços que tornou a sua amizade essencial ao longo das aventuras do nosso protagonista.

Brendan Gleeson, o ator que encantou todos na mais recente série televisiva de Stephen King, Mr. Mercedes, seria o candidato perfeito para encarnar Zoltan. Teria que mudar o visual obviamente, mas mesmo assim, com os seus dotes performativos, certamente faria um excelente trabalho.

The Witcher

Concordam com as nossas escolhas? Quais são as vossas? Conseguirá a Netflix trazer este universo tão rico e transformá-lo em série? Ainda é tudo muito recente e a gigante do streaming vai divulgando novidades às pingas e envoltas em muito secretismo. A expectativa é elevada e os fãs de The Witcher, quer dos livros, quer dos videojogos, certamente quererão algo fiel ao material que tanto prezam e idolatram.

Textos feitos com a colaboração de Jorge Lestre e Pedro Silva

Comments