Cinema Críticas

Crítica: Ferdinand

ferdinand

Nome: Ferdinando
Título Original: Ferdinand
Realizado PorCarlos Saldanha
ElencoJohn Cena, Kate McKinnon, Bobby Cannavale
Duração: 108 min.

Ferdinand conta a história de um touro que, ao contrário de todos os touros que o rodeiam, não tem qualquer interesse no futuro de lutas que o espera. Prefere passar o seu tempo a cuidar de flores e é por isso mal tratado pelos seus companheiros. Não é o primeiro nem será certamente o último filme de animação que aborda o mundo animal desta forma, sendo este enredo de animal selvagem que não se comporta como esperado já bastante explorado. É sempre importante mostrar este tipo de conteúdo aos mais pequenos, convencê-los desde cedo a respeitar os animais e a ver algo para além dos comportamentos irracionais que esperamos deles.

Mas o caso de Ferdinand é talvez especial para nós (leia-se não americanos) por tocar na questão da tourada. É uma prática que afeta a nossa cultura de forma especial porque muitos ainda a veem exatamente como isso: cultura. Mas acaba por ser uma temática que o filme não aborda como devia, esperando até ao final para mostrar o lado negro de algo que devia ter sido criticado desde o início. O foco está sempre em Ferdinand e na sua rejeição à violência ser vista como uma opção que o deixa de parte, com a ideia de participar na tourada a ser apresentada como a ambição de todos os outros touros. É certo que o filme deixa claro no final que eles não sabiam de todo o que os esperava, mas não deixa de ser uma oportunidade perdida para rejeitar por completo esta atividade, acabando até por sugerir que quem gosta de participar nela como espectador tem alguma compaixão pelos animais.

Se colocarmos de parte a nossa imparcialidade, Ferdinand é um filme agradável de ver, com personagens engraçadas e um protagonista que conquista facilmente. Não é capaz de explorar os momentos mais dramáticos como podia e como outros filmes de animação conseguem, acabando por se tornar demasiado leve para a temática que aborda. É uma oportunidade perdida de desenvolver um enredo com muito para dizer sobre a nossa sociedade e a pressão que faz para nos comportarmos como é esperado.

Trailer | Ferdinand

Comments