Frame by Frame The X-Files TV

The X-Files – 11×08 – Familiar

The X-Files

CONTÉM SPOILERS!!!

E pensava eu que os Teletubbies, à luz moderna, eram creepy…

The X-Files é uma série que sempre se identificou por explorar um lado oculto nas suas investigações. Muitas vezes toma uma abordagem referente ao lado negro da ciência (muitas vezes relacionada com as várias conspirações governamentais que a série teima em atirar). E de vez em quando a série atira um episódio entra mais numa onda paranormal. E foi exatamente isso que se obteve esta semana.

Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) viajam até Eastwood, Connecticut, para investigar a morte de uma criança. E é aqui que a coisa se complica: enquanto Scully depressa cria um perfil do assassino, Mulder, pelo seu conhecimento da história da pequena cidade, depressa coloca a hipótese de bruxaria. 

Nesta era moderna, The X-Files tem jogado pelo seguro no que se toca pelos temas dos seus episódios, incidindo-se mais precisamente nas conspirações e de alguns conceitos relacionados com o género da ficção científica. Portanto, é normal que este Familiar nos possa parecer muito familiar, muito por buscar o lado paranormal das investigações, algo que raramente se deu ao trabalho de explorar nesta nova era tecnológica.

Este “regresso às raízes” veio a ser complementada pelo fator creepy. Fazia-se sentir uma atmosfera bastante carregada neste episódio, não só pela temática abordada, mas pelo jogo luzes (com o ênfase nas cores mais escuras em detrimento de cores mais vivas), mas também pelos planos de câmara mais claustrofóbicos que o habitual.

Também ajuda, na minha opinião, quando o “conflito da semana” não se define meramente como “bom” ou “mau”; ter uma força sem partido e que os nossos protagonistas não conseguem controlar ou lidar representa um desafio mais interessante a superar. E a força sobrenatural patente neste episódio ajudou a vender a ideia de este episódio ser “estranho” num bom sentido. Vermos a entidade a tomar a forma de personagens de televisão, sejam as versões distorcidas dos Teletubbies ou o “casamento” entre o Pennywise do IT, Slappy the Dummy de Goosebumps e, de certa forma, o Slender Man, o episódio recordou-nos vivamente, e a cada esquina, que The X-Files, quando se inspira a série, consegue ser bastante aterrador.

0 74 100 1
74%
Average Rating

The X-Files troca as conspirações e os conceitos sci-fi por um episódio bastante aterrador.

  • 74%

Comments