Excursões Air Lino Frame by Frame TV

Excursões Air Lino – 1×07 – Anita Come Leitão

Excursões Air Lino

A carreira geriátrica gerida por Lino (Rui Unas) faz uma paragem forçada na zona da Bairrada. Excursões Air Lino tem novo episódio que, sendo igual aos anteriores, é em tudo diferente. Confusos? Não vale apenas. Estou cá para ajudar com o mesmo afinco com que o Lino vende bugigangas.

Seguem-se spoilers.

Sobre o Episódio de Excursões Air Lino

Pneu furado ou careca? Não se chega a perceber muito bem… A verdade é que o autocarro das Excursões Air Lino deixa a pé o grupo excursionista pela segunda semana consecutiva. Se para a semana ainda tiverem clientes, Lino e Anita (Dânia Neto) estão cheios de sorte. Felizmente pararam numa zona privilegiada: Bairrada. Terra de muitos encantos, entre eles o famoso leitão.

Em termos de enredo tudo começa aqui: a visita ao restaurante de leitão, inicialmente para comer bifanas (decisão de Lino, claro), transforma-se numa surpresa do destino. A única mesa disponível teve que ser partilhada com um grupo de apoiantes de um partido político. Assim, todos os clichés possíveis e imaginários associados à classe política e à sua interacção com o eleitorado foram usados. Mas em bom, claro. Mário Botequilha e Filipe Homem Fonseca não brincam em serviço.

Descobrimos que Anita não só é uma conhecedora do cenário político, como do próprio jogo. E que bem que joga! Quanto a Lino percebemos precisamente o contrário… Apenas sabe que na política há dinheiro e se há dinheiro é possível impingir produtos! Sr. Tainha (Cândido Ferreira) apaixona-se por uma “profissional do sexo” (Ana Alves), a quem o Mascarenhas (Alfredo Brito) tenta roubar o colchão aka Ferramenta de Trabalho; Maria das Dores Pacheco (Natália de Sousa) tem tiques (mas não a voz) de Simone de Oliveira e Lúcia (Ângela Pintoodeia e desconfia todos os políticos que não sejam o seu São Freitas (Freitas do Amaral) que salvou Portugal do Socialismo Soviético. Uma animação, portanto.

Conclusão sobre Excursões Air Lino

No final, com o pneu no sítio, Anita volta ao volante da carreira. Na viagem cruza-se com a sua “bina”. Inicia-se uma perseguição a alta velocidade, infrutífera, mas à qual se segue um momento de maior proximidade entre ela e Lino. Ela constata que perdeu tudo na vida. Não tem nada. Mas Lino, no seu próprio estilo romântico-bronco, diz-lhe: “Tens-me a mim”. Lindo. Está dado o mote para o próximo episódio, espero eu. Chegados a meio da temporada, é altura de Anita e Lino pensarem e ir “ao castigo”.

Além disso, ficamos a saber finalmente o porquê da fixação de Lino com a TAP. Quer comprar a empresa para despedir a mulher… Há vinganças mais fáceis…

Em termos de comicidade não é o episódio mais forte de Excursões Air Lino. É original e divertido como sempre. Mas este episódio é diferente. Temos sátira política da boa e diferente da habitual. São “apanhados” todos os pontos essenciais: a intriga, a traição, a facadinha nas costas… Um bom boneco da situação contemporânea da classe política.

0 73 100 1
73%
Average Rating
  • Excursões Air Lino - 1x07 - Anita Come Leitão
    73%

Comments