Cinema Críticas

Crítica: 12 Strong

Título original: 12 Strong

Título: 12 Indomáveis

Realizado por: Nicolai Fuglsig

Elenco: Chris Hemsworth, Michael Shanon, Michael PeñaNavid Negahban

Duração: 130 min.

Desde American Sniper que Hollywood procura outra história de guerra revolucionária. 12 Strong, um terrível relato baseado em factos de heroísmo estabelecidos na sequência imediata dos ataques a 11 de setembro, parece ter o armamento certo para isso.

Produzido por Jerry Bruckheimer e realizado por Nicolai Fuglsig, diretor dinamarquês, 12 Strong é uma história de guerra de boas notícias. De boas notícias na medida em que os factos e as personagens constituem uma vitória antecipada sobre os talibãs (não abrangente, mas, no entanto, uma vitória).

A história abre com a tragédia do 11 de setembro, correndo pelas despedidas das principais personagens às suas famílias. Nas semanas que se seguiram à destruição do World Trade Center, uma força-tarefa das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos da América constituída por 12 homens, a Task Force Dagger, foi levada para o norte do Afeganistão. Os Green Berets estavam encarregues de se juntarem aos líderes da guerra da Aliança do Norte, liderada pelo general Abdul Rashid Dostum (Navid Negahban), lutando então contra o Talibã e Al-Qaeda. A missão era simples; o processo, por outro lado, complicado: alcançar a cidade controlada pelo Talibã, Mazar-i-Sharif.

O elenco é liderado pelo tão bem nosso conhecido Thor, Chris Hemsworth, que, neste filme, interpreta o capitão Mitch Nelson. Raramente levanta a voz, mas a sua inteligência e coragem são tais que os outros homens estão dispostos a segui-lo para qualquer lugar.

Nicolai Fuglsig fez um trabalho capaz, tornando a ação convincente, mas submetendo a sua política simplista, unidimensionalidade e falta de perspetiva história.

Nenhum filme de guerra pode contar mais do que uma história primária. Mas 12 Strong aderiu ao básico, sem muito interesse naquilo que especifica cada homem envolvido, ou qualquer outra coisa para além do impulso que cada um desses veteranos partilhava na sequência dos atentados tão bem conhecidos por todos. Parece um sucesso qualificado, mas limitado.

Trailer | 12 Strong

Comments