Dos Quadradinhos à Grande Tela Rubricas

O que sabem sobre o Black Panther?

Black Panther

Sim, sim, sim, recentemente, o nosso Pedro Silva escreveu uma crónica eloquente sobre a influência de Black Panther no panorama geral do Universo Cinematográfico da Marvel (aliás, podem ler essa crónica aqui mesmo. Vale a pena leitura, digo eu!). Mas isto é “Dos Quadradinhos à Grande Tela”. E sim, esta vai ser a segundo crónica que vai abordar o tema do Black Panther. No entanto, esta crónica que vos escrevo vai mostrar algumas curiosidades sobre o herói nas bandas desenhadas. Prontos para esta viagem?

  • Origem

Uma pessoa podia pensar que o herói podia ter tido uma introdução numa edição a solo, mas tal seria uma mentira (muitos heróis da Marvel começaram com papéis secundários em edições principais de outros heróis; querem melhor exemplo que o de Wolverine nas páginas de The Incredible Hulk?) E o Pantera Negra não foi exceção, com o herói a ter a sua primeira introdução na edição nº 52 de Fantastic Four. Nesta edição, o dito Quarteto viaja até Wakanda, uma nação localizada algures em África. É aqui que os quatro heróis encontram T’Challa, o Pantera Negra, o Rei de Wakanda… que se predispõe a lutar contra eles logo de imediato!

Apesar de um início “tremido”, depressa se descobre que o Rei somente estava a tentar testar os seus limites, remediando a situação ao juntar-se ao Quarteto para um conflito comum.

  • T’Challa: génio, multimilionário, playboy, filantropo!

Sim, os quatro adjetivos mencionados acima descrevem o Tony Stark/Iron Man na UCM (Universo Cinematográfica da Marvel), mas já que estamos em comparações, T’Challa é, claramente, o homem superior! Vejamos: Stark pode ter a sua própria empresa e várias subsidiárias em todo o mundo. Mas T’Challa? É rei de uma nação! Uma nação que vive de Vibranium, uma substância rara no universo da Marvel e também bastante rara, daí de os preços de venda serem bastante altíssimos!

No génio, Stark pode ter um punhado de doutoramentos dentro da sua área de especialidade (muito ligados à engenharia mecânica, muito provavelmente). T’Challa, por outro lado, aquando da sua juventude nos Estados Unidos, apanhou todo o dito de doutoramentos que o seu legado conseguia pagar! Além de ter uma mente brilhante, T’Challa é também atlético a roçar no exagero, com o jovem a obter mestria em todo o tipo de artes marciais imaginárias!

Ambos os homens também são conhecidos por terem as mais variadas relações amorosas ao longos das suas carreiras, mas as suas posturas não podiam ser diferentes; enquanto que Stark é um mulherengo incorrigível, T’Challa é já um homem de princípios.

Stark pode ter algumas fundações em seu nome, mas quantas é que surtiram resultados conclusivos? T’Challa também tem as suas próprias fundações, mas ao menos estas conseguem surtir os seus resultados dentro das comunidades mais desfavorecidas!

  • Pantera Negra: team player

Sendo Rei de Wakanda, uma das nações mais inclusivas da Marvel, jamais imaginaríamos ver o Pantera Negra a interagir com outras equipas. No entanto, é exatamente nesse campo que T’Challa triunfa. O Pantera Negra integrou equipas como os AvengersNew AvengersHeroes for Hire, The Defenders, The Ultimates. E isto sem contar com o facto de ter integrado os Illuminati, um grupo secreto que reúne as mentes mais brilhantes deste universo, que incluem Iron Man, Doctor Strange, Namor, Professor X, Black Bolt e o Mr. Fantastic.

  • Dois Panteras Negras são melhores do que uma!

Pensavam mesmo que T’Challa seria o Rei de Wakanda para sempre? A história não é bem assim; por motivos de força maior, T’Challa teve de rescindir do seu posto, cendendo-o à sua irmã, Shuri. Desde então que T’Challa obteve o seu lugar no trono novamente (graças aos já normais retcons), mas houve uma época em que T’Challa e Shuri serviram o mesmo manto. Uma situação que levanta uma série questão…

  • Há mais do que um Deus Pantera?

Para quem viu o filme (o que me lembra, podem -e devem! – ler a crítica aqui), sabe que Black Panther também lida com um lado mais místico da Marvel, desta feita dos Deuses Pantera de Wakanda. Sempre que um novo Pantera toma o Fruto da Flor em Forma de Coração, este novo candidato faz um contrato com o Deus Pantera Bast, o que concede vários atributos físicos de renome (reflexos, força, agilidade, sentidos, resistência, velocidade, etc).

Quando T’Challa cedeu o manto a Shuri, também teve de rescindir do seu “contrato” com Bast. Mas quando retomou o manto, T’Challa teve de fazer um contrato, não com Bast, mas com outro Deus Pantera. Além dos atributos acima mencionados, com o novo contrato, T’Challa não só teve a habilidade de ter o conhecimento de TODOS os Panteras Negras anteriores, como também teve a capacidade de controlar os mortos.

  • Casou-se com uma Deusa

Já se sabe que T’Challa tinha bastante jeito para as mulheres; no entanto, são muito poucas aquelas com este teve uma relação duradoura. Uma das raras exceções, mas também uma das populares, é a sua relação com Ororo Monroe (que com certeza conhecerão com o seu nome de código Storm, a Deusa do Clima). Estes dois já tinham partilha um típico “romance de adolescentes” mas que não avançou. No entanto, tudo mudou com o mega-evento Civil War, com os dois a atarem o nó durante este evento. Apesar de terem os seus momentos (Storm como Rainha Regente de Wakanda só adiciona o fator badass, afinal), esse casamento chegou ao fim com o clímax de Avengers vs X-Men, se bem que ainda mantêm uma relação pós-divórcio bastante amigável.

Comments