Cinema Críticas

Crítica: Downsizing

downsizing

Nome: Pequena Grande Vida
Título Original: Downsizing
Realizado Por: Alexander Payne
Elenco: Matt Damon, Christoph Waltz, Hong ChauKristen Wiig
Duração: 135 min.

A premissa de Downsizing – bem como o trailer que o acompanha – abre a porta a imensas possibilidades. É difícil perceber exatamente o que este filme procura e isso seria uma vantagem, não fosse essa sensação continuar depois de ter terminado.

O conceito de diminuir seres humanos de forma a resolver a sobrepopulação do planeta seria ridículo não fossem estes tempos tão desesperados. A nossa sede de respostas e os anos passados mergulhados em ficção cientifica fazem com que essa parte do filme seja facilmente encarada com alguma seriedade. Downsizing utiliza o humor com algum cuidado, poucas vezes escolhendo atacar este conceito. Consegue até, menos do que devia, abordar o assunto com algumas perspectivas interessantes como o direito de voto das pessoas que escolhem ser minimizadas. Mas se o filme se preocupou em proteger o enredo, não fez o mesmo com as personagens. Rapidamente nos apercebemos que só Matt Damon está ali para ser minimamente bem tratado. Não que as outras personagens não sejam desenvolvidas ou não tenham facetas interessantes. Mas Kristen Wiig sai a perder com uma personagem rapidamente descartada e Hong Chao é simplesmente problemática. O passado de Ngoc é complexo e a personagem tem a atenção devida, mas se por vezes é levada a sério e acaba por ser o coração do enredo, noutras alturas não passa de um estereótipo que em 2018 me deixa, no mínimo, desconfortável.

Com tanto para explorar o filme acaba por não saber bem que caminho seguir. Vai-se dividindo entre uma dissertação sobre o valor de uma vida bem aproveitada versus a sobrevivência, e as aspirações de vida de Paul que acabam por nunca ser particularmente interessantes. Matt Damon está ali, no fundo, para ser Matt Damon.

O filme cumpre o seu objetivo enquanto entretenimento puro; é cativante, tem a sua piada e vai levantando (com muito cuidado para não ter que aprofundar) questões pertinentes. Mas é uma decepção se pensarmos bem no que poderia ter sido.

Trailer – Downsizing

Comments