Open Sesame Rubricas

Hotaru no haka (Grave of the Fireflies), um filme sobre guerra e inocência

Grave of the fireflies

Grave of the fireflies é um filme de animação de 1988, com o qual eu diria que é quase impossível não chorar, ou pelo menos, ficar bastante emocionado. Este filme foi baseado no livro semi-autobiográfico de Nosaka Akiyuki, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. O estúdio que produziu este filme foi o estúdio Ghibli, conhecido por vários outros filmes como “Spirited away“, “Howl’s Moving Castle“, “Totoro” e “Mononoke Princess“.

Este filme conta-nos a história de dois irmãos residentes no Japão, Seita e a sua irmã mais nova Setsuko, órfãos de Guerra. Estes tentam desesperadamente sobreviver à impiedosa situação que se vivia em 1945, com os constantes bombardeamentos americanos e o aproximar do final da Guerra. Esta é uma história de pura sobrevivência, que nos mostra o quão devastadora a guerra foi para com as crianças. Para além disso, mostra também como os próprios japoneses viraram as costas a crianças que não tinham família, deixando-as sem apoio, acabando muitas delas por morrer de subnutrição ou fome.

Grave of the fireflies é um filme muito bonito, com uma boa animação e música. No entanto para mim aquilo que mais distingue este filme é a forma como mostra o quão injusta a guerra é para com todas as crianças que em nada tiveram culpa.

Leiam o Open Sesame da semana anterior aqui.

Comments