Box-Office Cinema

Box Office: 28 – 31 Dez. de 2017

box office

EUA

É oficial! Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi acabou de entrar para o The Billion Dollar Club. Assim, segundo a imprensa, a Disney recupera em box office os 4 mil milhões de dólares investidos na compra de Lucas Film. Mas sejamos sinceros, esta marca não rende só em filmes. Com vendas de merchandising e inclusão do tema em parques temáticos, na prática o estúdio já recuperou esse dinheiro bem lá atrás.

No entanto o final do ano não foi só rosas para Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi. A controvérsia e divisão entre os fãs em relação ao filme tem-se notado nos números. Em relação a Star Wars: The Force Awakens, está atrás cerca de 200 milhões de doláres no mesmo período de tempo em exibição. E o ritmo de descida é bem mais acentuado que a sua prequela. Piorando um pouco, no primeiro dia do ano de 2018 perdeu o seu primeiro lugar nas vendas para Jumanji: Welcome to the Jungle.

Com tudo isto assimilado, vamos aos factos! Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi é, depois das contas oficiais encerradas, o filme mais lucrativo de 2017 nos EUA. Mas o que acontecerá a este franshise no futuro, depois desta vitória um pouco tremida? Ficamos à espera de desenvolvimentos este ano com Solo: A Star Wars Story.

Concluímos com a referência a uma subida surpreendente na tabela desta semana The Greatest Showman teve uma grande evolução nas suas vendas, dentro da sua escala. É normal a subida de vendas no cinema na semana seguinte ao natal, mas a deste filme foi de cerca de 77%, que o destaca dos restantes.

box office

Na primeira semana de 2018, com a aproximação da época de prémios, não há estreias significativas nos cinemas americanos.

PORTUGAL

Também em Portugal Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi já cedeu o seu primeiro lugar na tabela de vendas. Os portugueses adoram filmes de animação, portanto claro que tinha de ser Ferdinand a destronar este franshise de peso.

Foi um final de ano lucrativo em Portugal! Apenas nesta semana, 3 filmes ultrapassaram os 300 mil euros e o 4º e 5º lugar da tabela estão bastante perto dos 200 mil. Portugal acompanha a tendência de subir substancialmente as vendas na semana pós-natal.

A estreia de The Greatest Showman, não foi o destaque da semana mas também não pode ser considerada um fracasso.

box office

Em Janeiro começam a chegar a Portugal mais filmes associados às cerimónias de prémios. Esta semana são The Disaster Artist e Molly’s Game.

Comments