Frame by Frame TV Vikings

Vikings – 5×06 – The Message

Vikings

Contém Spoilers.

Retomamos onde ficámos. Bjorn, Halfdan e Sinric saíram ilesos do confronto com Kassia e Ziyadat Allah graças à tempestade de areia que calhou na altura certa. Mas resta a dúvida, no meio de tanta confusão, como conseguiram arranjar tempo para fugir em camelos e regressar a Kettegat rapidamente? Fica em aberto. Ao regressar à terra natal, estes dois vikings vão se ver no meio de um confronto inevitável, e a sua amizade poderá estar em causa, pois irá Halfdan apoiar o seu irmão na conquista ao trono?

A alusão ao titulo do episódio “The Message” é óbvia. Os planos de Ivar correm na perfeição. A reunião entre os Ragnarson e Harald não abriu espaços para dúvidas, e ambos os lados concordaram na tomada do trono de Kattegat, o mais rápido possível. Enquanto isso, Astrid não “junta os trapinhos” com King Harald, e não perde tempo em enviar rapidamente a mensagem a Lagertha de quando irá ocorrer a invasão. Somos convidados a acreditar que a confiança depositada em Astrid por Harald é absoluta, e a cena romântica na floresta parece que esta quer dar uma chance a um romance, um pouco improvável, quando este descobrir as suas verdadeiras intenções, ou pelo menos é que quer parecer.

Ainda assim, a intenção de levar a mensagem a Lagertha foi cumprida, mas com custos difíceis. Ao depositar a confiança a um dos capitães de baleia da Noruega, o preço imposto pelo mesmo não surgiu com a melhor das intenções, sim, um valor monetário é razoável, mas quando acrescenta o sexo às negociações a rainha descobre que as suas opções são limitadas. Ainda assim, o capitão entregou a mensagem e ainda acrescentou um bónus à mensagem quando referiu a aliança entre Ivar, Hvitserk e Harald.

O número de seguidores de Floky aumentaram significativamente. Ao descobrir a partida de Floky, rapidamente Lagertha tomou uma posição matura, e deixou-o partir levando consigo bons lutadores, cruciais para a guerra que se aproxima. Margrethe não perdeu tempo em difamar mais um pouco a posição de Lagertha para o seu esposo Ubbe, o que não se compreende visto que foi Lagertha que apoio a sua atual posição na sociedade. Ainda assim, Lagertha não perde tempo, nem charme! e ameaça a esposa de Ubbe em escraviza-la mais uma vez, mas sem a língua que ela tanto preza para difamar Lagertha.

Do outro lado, os saxões sofreram uma derrota lastimável. Apesar disso, o rei Aethelwulf não pretende desistir, e a sua missão em apagar os pagãos da terra continua bem ativa. Visto que Ivar não regressa tão cedo a York e o treino de Aethelred está a correr lindamente, não podem perder tempo agora. Pelo contrário, Alfred não aprece querer seguir os caminhos da guerra, e apanha a sua mãe de surpresa quando lhe diz pretende seguir as passadas do seu pai Athelstan.

Ivar está cada vez mais perto de conquistar o seu objetivo, as negociações estão feitas, se bem que não vemos Ivar a deixar Harald ficar com o trono de Kattegat de mão beijada. Mas ainda existe uma pedra no sapato, que fazer com o Bispo Heahmund? A espada do bispo entra em jogo, agora que Ivar a possuí, e este sabe que é melhor guerreiro que sacerdote. Por isso, faz-lhe uma proposta irrecusável, ou luta a seu lado na conquista de Kattegat, ou morre, simples. Essa decisão foi deixada para o final, quando Heahmund com a atitude badass deste católico. Ao contrário do seu pai, Ivar não abre espaço para matar a curiosidade, a oportunidade dada a Heahmund mostra aqui um contraste entre duas crenças religiosas.

A nova season de Vikings continua a mover-se a um ritmo acelerado e dinâmico. O enredo de Michael Hirst desenvolve-se em torno desta ânsia por uma batalha que está cada vez mais perto de eclodir, e perturbar toda a história como já a conhecemos.

0 70 100 1
70%
Average Rating

Estamos a um passo de uma grande batalha. A aliança de Ivar com Harald irá trazer grandes complicações para Lagertha, ainda assim, Astrid sabe bem a quem deve fidelidade. Com Bjorn e Halfdan de regresso a casa, grandes mudanças se levantam agora que serão apanhados no meio de um conflito.

  • 70%

Comments