Dos Quadradinhos à Grande Tela Rubricas

The Trial of the Flash

The Trial of the Flash

A quarta midseason finale de The Flash encerrou com um dos piores momentos na vida de Barry Allen (Grant Gustin) a ser preso por um crime que não cometeu. Para os fãs da série sem conhecimento prévio das bandas desenhadas, este novo evento da vida do homónimo herói da série da DC Comics/The CW promete ser um evento sem precedentes. Para os fãs das bandas desenhadas, certamente reconhecerá um dos eventos mais icónicos da banda desenhada: The Trial of the Flash!

Com uma duração de dois anos (!), este evento colocou Barry Allen/The Flash em julgamento pela morte de Hunter Zolomon/Professor Zoom. Mas vai uma pequena contextualização: anteriormente a estes eventos, Zoom conseguiu magoar Barry de uma maneira que mais ninguém conseguiu: ao matar Iris West, na altura o interesse romântico do herói. Foi preciso algum tempo até Barry conseguir seguir em frente com a sua vida, encontra uma Fiona Webb. E como Barry não pode ter coisas boas na vida, Zoom foca as suas atenções em tomar a vida de Webb e atormentar Barry novamente. Portanto, e num ato de desespero, o herói acaba por matar Zolomon ao partir-lhe o pescoço!

Vermos heróis a tomarem uma vida não é exatamente algo de novo no mundo das bandas desenhadas, especialmente porque, devido aos seus valores morais, fazem o voto de “não matar” como uma constante que lhes dá mais problemas do que soluções. Apesar de vários heróis terem sido tentados a esta solução permanente, são muito poucos aqueles que tomam uma decisão drástica. Daí de vermos Barry, uma permanente fonte de otimismo e felicidade, a tomar uma vida ser um evento chocante por si só. Mas também acaba por colocar o herói numa luz mais trágica que o habitual, que acabou por redefinir a sua carreira de super-herói daquele momento para a frente.

Claro que, para a série, este arco narrativo vai sofrer algumas alterações palpáveis. Nomeadamente, Barry será julgado pela “morte” de DeVoe/The Thinker (Neil Sandilands). Mas espera-se que este evento – ainda que não se saiba se terá o mesmo efeito no herói e nos seus aliados – consiga moldar a vida de Barry Allen para novas direções interessantes quando a série regressar da pausa de Inverno.

Comments