Comunicados de Imprensa Eventos

“Há Filmes na Baixa!” nos dias 13 e 14 de Dezembro

ha filmes na baixa

O Há Filmes na Baixa! apresenta o seu último ciclo do ano nos dias 13 e 14 de Dezembro em conjunto com a iniciativa O Dia Mais Curto. Ao longo dos dois dias, serão exibidos oito curtas-metragens divididas em dois programas complementares. Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto. Em Portugal, esta iniciativa é promovida e coordenada pela Agência da Curta Metragem.

No primeiro dia é apresentado o programa Curtas no Mundo, composto por quatro filmes com várias visões do mundo nos dias de hoje, desde a guerra na Síria ao quotidiano na capital do Irão, passando pelos habitantes de um parque de campismo em Portugal, sem esquecer o espírito da época natalícia dado em tom de comédia social pela curta franco-belga Kapitalistis. O segundo é composto por programa especial de curtas-metragens portuguesas, exibindo quatro filmes de grande sucesso internacional: Thursday Night, de Gonçalo Almeida, acaba de ser selecionada para o Festival de Sundance; Cidade Pequena, de Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim; Coup de Grâce, de Salomé Lamas, também estreado em Berlim; e Coelho Mau, de Carlos Conceição, estreado na Semaine Internationale de la Critique, do Festival de Cannes.

Em 2017, foram propostos e realizados ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que têm uma coerência temática, prolongaram a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

O último ciclo do ano de 2017 realiza-se já amanhã e quinta-feira, a partir das 22h no Cinema Passos Manuel no Porto. A bilheteira abre, no local da sessão, uma hora antes da projeção. Aceitam-se reservas através do email: reservas@portopostdoc.com (estas reservas devem ser levantadas até meia hora antes do início da sessão). O custo do bilhete normal é de 4€ enquanto que estudantes, +65 e Tripass apenas pagam 3€. Para além disso, é ainda possível  tornar-se associado do Porto/Post/Doc e usufruir de descontos.

 

Comments