Box-Office Cinema

Box Office: 23 – 26 Nov. de 2017

box office

EUA

Más notícias fãs da DC! O plano de “compor” o valor na box office de Justice League até à chegada de Star Wars: The Last Jedi está a falhar. É certo que em duas semanas o filme já arrecadou cerca de 482,5 milhões de dólares. O problema é que seria um bom valor se o filme ainda não tivesse estreado no segundo maior mercado de cinema do mundo, a China.

Quando a estreia na China não é simultânea aos EUA, os valores no caché de um filme ainda podem sofrer alterações significativas. Como no caso de Spider-Man: Homecoming. Estreou um mês depois de nos EUA e acrescentou 70 milhões de dólares. O que permitiu ao filme ultrapassar os 800 milhões no fim das contas feitas. Mas neste caso em particular, Justice League já estreou na China. Conclusão: o que temos é o que teremos!

Com este cenário as projeções da indústria indicam que, o valor final de Justice League será à volta dos 650 milhões de dólares. Sabemos que um valor abaixo dos 700 é ligeiramente vergonhoso. Prevê-se também, que será o filme com o valor mais baixo de todo o DCEU na box office doméstica (EUA). Comparando com a Marvel fica no patamar de Doctor Strange. A questão aqui é que o prejuízo para a Warner Brothers será maior. Isto pelo orçamento do filme ser bastante superior devido as extensivas regravações que foram necessárias.

Mas agora boas notícias para a concorrência: Disney. Coco, durante os 4 dias de celebração do Thanksgiving Day conseguiu 71,1 milhões de dólares. E o sucesso estende-se pelo resto do mundo. No México, onde se passa a história, é o segundo filme com mais bilhetes vendidos até à data, ficando apenas atrás do outro sucesso da Disney/Marvel, The Avengers. E até na China – onde os filmes com diversidade étnica não são tão apreciados – é o segundo filme de animação com o maior caché nas bilheteiras seguindo (outra vez Disney), Zootopia. É, portanto, óbvio quem venceu o round na época festiva.

Esta semana não há estreias significativas nos EUA.

PORTUGAL

Em Portugal houve múltiplas estreias, mas a principal foi Coco. Conseguiu o pódio, mas não por uma diferença muito evidenciada. Os filmes de animação da Pixar costumam vender em Portugal, e Coco atingiu um valor bastante respeitável, mas não podemos classificar como sucesso estrondoso. Além de animação, os portugueses gostam de filmes de Natal. Talvez estejam a guardar o dinheiro para trazer as crianças ao cinema esta semana para ver The Star que cumpre os dois critérios.

Justice League continua a aguentar-se bem. Garante lugar no pódio e ainda acima dos 200 mil euros. Ao contrário do que se passa nos EUA, para já a DC bate a MARVEL na box office portuguesa. Em duas semanas Justice League chegou aos 700 mil euros. Nesse mesmo período Thor: Ragnarok apenas estava nos 600 mil. Mas não esqueçamos que este quase não teve descida no seu valor na segunda semana e que Justice League baixa quase 50% nas suas vendas.

Em contraste com os EUA, esta semana chegam vários filmes aos cinemas portugueses. São eles: The StarDaddy’s Home Two e The Moutain Between Us.

Comments