Cinema Críticas

Crítica: The LEGO Movie

THE LEGO MOVIE

Nome: O Filme Lego
Título Original: The Lego Movie
Realização: Phil LordChristopher Miller
Elenco: Chris PrattElizabeth BanksWill ArnettWill FerrellMorgan Freeman
Duração: 100 minutos

Há que dar o seu mérito à dupla de realizadores Chris Lord e Christopher Miller. Corria o ano de 2009 em que transformaram um livro de crianças sem personagens num filme de animação de sucesso (Cloudy With a Chance of Meatballs). Em 2012, trouxeram de volta uma velhinha série televisiva para o grande ecrã – mais uma vez, com grande sucesso (21 Jump Street). E este ano regressam em dose dupla: regressam com 22 Jump Street (com estreia marcada em Portugal já para o mês de Junho) e este soberbo The LEGO Movie.
Embora a fórmula da história esteja desgastada por tantos outros filmes – um é-ninguém é na verdade o grande salvador do mundo e tenta impedir um vilão megalomaníaco que pretende destruir o mundo. No entanto, por mais familiar que a história possa soar, é uma aventura de auto-descoberta, de se conhecer a si próprio e do seu verdadeiro valor. Sim, pode ser um filme direccionado para as crianças, mas a sua temática e mensagem pode agradar a qualquer um.

Tratando-se de um filme de animação, esperavam-se visuais únicos e bem feitos, e Lord e Miller assim o conseguem. É interessante e engraçado incorporarem os efeitos em formato de Lego. Referindo aos visuais, sabe-se que o filme é feito 100% em computadores; no entanto, foi feito – e há secções do filme que provam isso mesmo – que tentaram imitar o sistema de stop motion. A existência no filme de diversos mundos ajuda ao nível de criatividade, como se não houvesse limites para se criar seja o que for.

E o elenco também é impecável. Chris Pratt é quem encabeça o elenco e com razão: o seu Emmet é identificável, tem uma energia única, já para não falar de ser o catalisador de muitos dos momentos cómicos da película. E tem um bom elenco de suporte que não tem nada de erros, entre eles Elizabeth BanksMorgan Freeman, Will ArnettWill Ferrell e conta também com cameos de astros como Channing Tatum, Jonah Hill, Cobie Smulders, Dave Franco, Charlie Day, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, entre muitos outros.

Em suma, The Lego Movie convence de que os visuais e o humor podem estar mais direccionados para as crianças, mas ainda assim ter uma mensagem para convencer os adultos por aí fora, muito do género dos filmes da Disney/Pixar. E certamente vai trazer boas memórias dos tempos de criança, em que Lego era – e é – sinónimo de criatividade e mundos sem fim. 

Trailer: The LEGO Movie

Comments