Cinema Críticas

Crítica: I Am Heath Ledger

I Am Heath Ledger

Título: I Am Heath Ledger
Realização: Adrian BuitenhuisDerik Murray
Elenco:  Heath LedgerAng LeeAshleigh BellBen HarperBen Mendelsohn
Duração: 90 minutos

Foi em 2008 que Heath Ledger perdeu a sua vida devido a abuso de medicamentos. Com um filme – The Imaginarium of Doctor Parnassus – a meio das filmagens, a sua morte deixou o mundo boquiaberto. Mas o que será que os seus amigos e familiares acharam?

Pois bem, este documentário possui a premissa simples de rever toda a história de vida de Ledger no olhar de familiares, amigos de infância e, inclusive, alguns colegas do seu ramo de trabalho. Cada um deles deu o seu parecer sobre quem Heath Ledger era, a maneira como pensava, as suas ações, as suas fragilidades. Nós, como público geral, não temos aquele testemunho pessoal sobre a sua vida pessoal, e é isso mesmo que o documentário oferece: um olhar íntimo à vida de Ledger, passo-a-passo, desde a sua paixão pelo cinema até às circunstâncias da sua morte trágica, passando também pelo número de pessoas que ele tocou.

Apesar de o parágrafo acima mencionado poder soar bastante básico numa visão geral dos documentários – o que, sinceramente, acaba por ser um “Quem é Quem?” da sua vida, o documentário recupera algumas imagens que o próprio Ledger usou para relatar a sua vida. De uma certa forma, é uma maneira que o ator, do outro lado, consegue entrar em contacto com os fãs. E é nestas experiências que captamos o talento e o à-vontade que Ledger parecia ter à frente e detrás das câmaras. É uma visão pouco comum que temos do ator, e é o próprio que nos oferece.

Infelizmente, e ao contrário de tantos outros documentários biográficos, fica a ideia de se trata de um documentário bastante básico de se ver. Para os fãs acérrimos do ator, fica a dica, não para celebrar a data da sua morte, mas para celebrar a vida que ele viveu.

Trailer: I Am Heath Ledger

Comments