Cinema Críticas

Crítica: Lee Daniels’ The Butler

The Butler

Nome: O Mordomo
Título Original: Lee Daniels’ The Butler
Realização: Lee Daniels
Elenco:  Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John CusackDavid Banner, David Oyelowo
Duração: 132 minutos

Lee Daniels. Este é o nome do realizador que este responsável pelo seu filme de lançamento de carreira Precious. E é também o responsável por este Lee Daniel’s The Butler.

Este filme conta as etapas de vida de Cecil Gaines, por sua vez baseadas nos eventos verídicos de Eugene Allen, que serviu vários presidentes dos Estados Unidos da América durante o período dos anos 50 até aos anos 80. Durante este tempo todo, Gaines testemunhou vários acontecimentos marcantes da história dos EUA, como o assassinato do presidente Kennedy, passando pelo escândalo de Waterloo.

É-se seguro dizer que Lee Daniel’s The Butler possui duas histórias diferentes: tem a de Cecil (interpretação de qualidade de Forest Whitaker) e a do seu filho, Louis (interpretado por David Oyewolo). E as narrativas seguem rumos diferentes: enquanto que Cecil presenciou os vários acontecimentos políticos, já Louis sentiu na pele a descriminação e a violência de que a comunidade afro-americana sofreu, inclusive a presença do Klu Klux Klan.

Pode-se dizer que este é um bom trabalho de Daniels, mas não consegue superar o impacto causado pelo seu trabalho anterior, Precious. Mas não quer dizer que o filme não é mau de todo. O uso de materiais de arquivo estão muito bem usado dentro do contexto. A caracterização das personagens, conforme a linha temporal do filme vai avançando, está bem feita. E a nível de prestações, Whitaker e Oyewolo roubam a câmara. E as personagens secundárias como Oprah Winfrey, Cuba Gooding Jr., Lenny Kravitz, Terrence Howard, também estão boas. Infelizmente, não se pode dizer o mesmo das prestações dos presidentes, muito por culpa da sua falta de tempo de antena. E esse mínimo tempo de antena não ajuda a tentar estabelecer uma química entre Cecil e os demais.

Por isso, se gostam de dramas de qualidade, que retratem vários problemas de cariz social, então Lee Daniel’s The Butler é o vosso filme.

Trailer: Lee Daniels’ The Butler

Comments