Cinema Críticas

Crítica: Split

Split

Nome: Fragmentado

Título Original: Split

Realizado por: M. Night Shyamalan

Elenco: James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson, Jessica Sula

Duração: 117 min.

O começo do filme leva-nos ao lugar comum das histórias de rapto. Três raparigas são levadas por um desconhecido para um quarto fechado sem saberem o que se passa e o que ele pretende. À medida que os minutos avançam, começamos a perceber que esta não é uma história de rapto habitual e muito se deve a Kevin, o personagem do raptor, que sofre de Transtorno Dissociativo de Personalidade, tendo a particularidade de ter 23 personalidades a viver dentro dele.

Ao longo do filme são-nos apresentadas 9 das 23 e aí vemos demonstrado o incrível trabalho feito por James McAvoy, que numa brilhante performance, nos traz personagens sem qualquer ligação entre si, desde um miúdo de nove anos a uma velhota, conseguindo nos impressionar em cada uma delas. A seu lado neste baile de interpretações, temos Betty Buckley, incrível no seu papel como psiquiatra que tenta ajudar Kevin e uma das jovens raptadas, Casey, a jovem promessa de Hollywood, Anya Taylor-Joy.

A história acaba por ser original e com vários elementos interessantes que tinham tudo para dar certo, como a vigésima quarta personalidade de Kevin que está prestes a vir ao de cima e promete espalhar o caos.
As personagens consistentes assim como a realização de M. Night Shyamalan, inteligente e intrigante, que em certos momentos nos faz suar, fazem que com a história se desenrole a um bom ritmo e os quase 120 minutos passem a voar.

Este não é um definitivamente um filme de terror, mas sim um thriller psicológico.
Depois de alguns flops que o realizador criou nos últimos anos, Split é a sua redenção e pode vir a leva-lo aos seus tempos áureos de “Sixth Sense”e “Unbreakable”

Aconselho que o vejam na sala de cinema para sentirem cada momento de tensão e que se sintam completamente envolvidos na história de Split e na fabulosa interpretação de McAvoy.

Trailer Split

Comments