Downton Abbey Mini-Reviews TV TV

Downton Abbey – Midseason Finale – 6ª Temporada

Downton Abbey

Antes de iniciar a crítica da última temporada da mais ambiciosa produção britânica televisiva até à data, devo relembrar que midseason finale aqui está entendido como a paragem que é feita regularmente na série entre o oitavo episódio e o especial de Natal que, por ser mais longo, se assume como o episódio final.

O Melhor: Qualquer fã de Downton Abbey, assim que os créditos começam, sente um entusiasmo fora do vulgar. Entusiasmo este que é substituído por saudade, nostalgia e carinho… é difícil explicar o porquê da importância que a série teve ao longo de 6 anos, da mesma forma que às vezes pensamos que não gostamos de poesia mas chega sempre um poema que nos encanta e nos deslumbra. Nesta temporada final, os Crawleys estão de volta para mais umas horas de pura qualidade televisiva, uma viagem incrivelmente elegante a um período da História inglesa em que, quer se seja nobre ou de uma classe inferior, todos desempenham um papel único no universo que é Downton Abbey. Temos tantas alegrias e tantos sustos (aspetos que ficaram um pouco embaciados das temporadas anteriores), temos drama, romance, humor e acima de tudo muito requinte. Robert tem sentido umas dores horrendas mas parece não se deixar abater pelas mesmas, Cora e Violet embarcam numa “sangrenta” guerra pela titularidade do hospital local, Mary e Edith embarcam em novas aventuras amorosas e, na sala dos criados, temos Mrs. Patmore a tentar criar um negócio particular, Daisy e Mr. Moseley a subir na carreira, Thomas desesperado por encontrar um futuro emprego e um casamento amoroso de Mr. Carson e Mrs. Hughes. Todas estas vertentes de história culminam numa temporada maravilhosa em que tudo é tratado ao pormenor, desde os aspetos técnicos ao melhoramento da narrativa que, graças ao criador Julian Fellowes, nos tira um pouco da seriedade das temporadas anteriores. É impossível não se ficar emocionado quando se sabe que estamos na reta final e que Downton Abbey irá ficar imortalizada como um dos melhores exercícios de televisão dos tempos que correm.

O Pior: É mesmo pena serem tão poucos episódios de uma série que tem tanto para oferecer aos fãs. Não há muito de negativo a falar sobre esta última temporada que, não só regressa às origens e aos alicerces da sua criação, como o encanto não se desfaz em nenhum momento das situações que presenciamos ao ver os episódios. Só me resta esperar pelo Natal porque, enquanto todos estão felizes pelos presentes, a minha maior alegria é saber que Downton Abbey vai fazer parte do meu dia, ainda que por uma última vez.

0 90 100 1
90%
Average Rating

Downton Abbey prepara-se para se despedir dos seus fãs e fá-lo da melhor maneira possível. O enredo está repleto de momentos memoráveis e personagens fabulosas.

  • 90%

Comments